Limpeza Criogênica de Superfícies/Jateamento Gelo Seco (Aplicações Diversas) by CRYONOMIC ou Neve Carbônica by CRYOSNOW
O gelo seco, nome popularmente conhecido do Dióxido de Carbono (CO2), é um gás obtido de outros processos industriais (produção de fertilizantes, por exemplo), onde o mesmo é solidificado à uma temperatura de -79ºC e submetido a pressão física por meio de prensas industriais de alta capacidade.
Pode ser produzido em diversas formas e tamanhos: nuggtes, pellets, blocos etc pelas principais indústrias de gases mundialmente conhecidas: AIRLIQUIDE, LINDE, WHITE-MARTINS/PraxAir etc.
O Jateamento com CO2/Limpeza Criogênica é um processo absolutamente seco e limpo, visto ser atóxico, não condutor de eletricidade e não abrasivo. O gelo seco “sublima” imediatamente após contato com a superfície a ser tratada. Isto traz várias vantagens em comparação aos métodos tradicionais, uma vez que não existe a produção de dejetos secundários (granalha de aço, areia, plástico, vidro, etc…) O único dejeto é a própria sujeira removida que pode ser facilmente aspirada ou mesmo varrida.
Como o jateamento com gelo seco é isento de água/impurezas e não abrasivo, qualquer material/superficie podem ser limpos sem perda de acabamento, uma vez que ele não agride a superfície como o jato de areia e granalha em geral. Este método remove de forma eficiente e eficaz: graxa, tinta, resina, fuligem, óleo, carepa, adesivo, verniz, betume, oxidação, “pixação” etc etc…
Alguns exemplos aplicáveis da Limpeza Criogênica:
A limpeza criogênica com o jateamento de gelo seco é mais rápida e mais eficiente quando utilizada em objetos quentes, visto o choque térmico causado, cfe já explicado. Em várias experiências feitas em moldes quentes de aço, alumínio, plástico e borracha, por exemplo, não houve nenhum tipo de dano ao mesmo. Nestes casos é mandatória a necessidade de manter-se a simetria absoluta dos moldes!
A ARTIMPEX N.V fabrica/desenvolve jateadoras de gelo seco com 1 e 2 mangueiras, tendo as seguintes diferenças:
A utilização da Limpeza Criogênica no lugar de Limpeza com Jateamento com Água (HIDROJATO), por exemplo, cria evidências econômico-financeiras visíveis para o atendimento da norma tais como: consumo/tratamento da água, redução de emissão de poluentes sólidos/líquidos e redução de valores com destinação de dejetos no meio-ambiente!
Há necessidade de “procedimentar” (criar SGA) tal método de limpeza criogênica de superfícies na empresa e comprovar sua eficácia, informando à certificadora!
A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo.
Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho.
A limpeza criogênica com jateamento de gelo seco é amplamente utilizada em diversos segmentos industriais, dentre os quais: fabricante de pneus, moldes de borracha, plástico, alumínio, vidro, farmacêutico, alimentício, químico, petroquímico, plástico na limpeza de superfícies de máquinas, equipamentos, motores e painéis elétricos, robôs, casas (restauração de fachadas históricas e/ou queimadas), motores de barcos, veículos, livros antigos, PC Board, turbinas de aviões e muitas outras aplicações possíveis/imagináveis….
Mande-nos dados/info/fotos via e-mail ou WhatsApp ou em nosso formulário de CONTATO!
Faremos o possível para ajudar que sua decisão seja a mais acertada possível neste investimento!